top of page

INOVAÇÃO COM COGUMELOS

Atualizado: 23 de mar. de 2022



Os cogumelos são considerados iguarias, utilizadas desde a antiguidade e que possuem um alto valor nutricional e funcional. Muito utilizado como uma especiaria nobre ou acompanhamento em pratos culinários, o seu consumo tem se difundido no Brasil.


Existem muitas espécies?

Existem cerca de 2.000 espécies comestíveis de cogumelos e apenas 25 delas são cultivadas comercialmente. No Brasil as espécies mais consumidas são o shitake (L. edodes,), o shimeji (Pleurotus) e o champignon (A. -bisporus).


É possível inovar com cogumelos?

Os cogumelos são considerados uma inovação para a indústria de alimentos no mundo todo, a Covid-19 aumentou o interesse em cogumelos funcionais e que tragam benefícios à imunidade. O valor total deste mercado deve atingir US $50 bilhões em 2027. Dentre as variedades conhecidas para a incorporação dos cogumelos em bebidas e alimentos que aliviam o estresse e melhoram a imunidade, podemos citar o Reishi e o Juba de Leão.

E os benefícios nutricionais?

Devido aos inúmeros benefícios nutricionais dos cogumelos, seu consumo cresceu de forma considerável nesta pandemia, já que, as pessoas além de se alimentarem de forma saudável, estão procurando alimentos que tragam benefícios relevantes para sua dieta.

Entre as diversas vitaminas que os cogumelos contêm, podemos ressaltar a vitamina D, a qual possui papel significativo na construção da imunidade e minimização de várias doenças, vantagens estas justamente procuradas pelo consumidor atual. Além disso, uma nova pesquisa concluiu, que os cogumelos podem ajudar também na nossa saúde cerebral, desempenhando diversas funções para o funcionamento correto de nosso cérebro (ANDERSEN, 2021).


Quais são os exemplos inovadores do mercado americano?

De olho nos diversos benefícios que o cogumelo oferece além da culinária, muitas empresas estão lançando nos mercados europeus e americanos, suplementos à base de cogumelo assim como produtos alimentícios adicionados de cogumelos.

Suplementos, barras, snacks, produtos com cafés, bebidas prontas, são alguns exemplos inovadores do mercado americano.


Suplementos:











Pós de cogumelos exóticos:










Snacks de cogumelos:

Os cogumelos também podem ser um bom lanche, consumido em forma de snack, a Food Network nomeou o SHROOMS Jerky como um dos 10 melhores lanches de baixa caloria.











Snacks proteicos:















Produtos com café ou derivados:



















Você sabia que os cogumelos podem ser utilizados para o desenvolvimento desses produtos? Você é um produtor de cogumelo e quer aproveitar o excedente da produção no desenvolvimento de produtos estratégicos? A Inov3 pode te ajudar!



Texto escrito por: Letícia Scalet e Vitor Boico.

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page