top of page

O poder da Rotulagem

Atualizado: 23 de mar. de 2022



Muitos fatores influenciam na decisão de compra do consumidor, o rótulo é um deles!!


Rotulagem: um poderoso meio de comunicação.

A rotulagem é um meio de comunicação entre quem faz o produto e quem vai consumi-lo e/ou prepará-lo. Atualmente, estamos diante de um consumidor ainda mais exigente e, principalmente, mais consciente sobre suas escolhas alimentares. Uma rotulagem bem feita permite comparação e poucas empresas utilizam do poder de sua comunicação para informar seus consumidores de atributos positivos de seus produtos sem que esbarrem nos meandros dos órgãos regulamentadores.


Mudanças com a nova rotulagem nutricional.

Com as novas regras de rotulagem nutricional que entrarão em vigor em 2023, muitos produtos já estão sendo analisados para possíveis reformulações, com a finalidade de fuga máxima das lupas, mas claro, tudo isso precisa ser pensado de forma que não induza o consumidor ao erro.

Muitos produtos irão mudar, consequentemente, o rótulo também e, talvez certa imagem ou certa alegação não fará mais sentido. Seria justo, por exemplo, levar um alimento para casa por certo ingrediente ilustrado no rótulo (a tal imagem meramente ilustrativa) e isso não conter na lista de ingredientes?

Pode parecer ingênuo, mas sabemos que tudo escrito no rótulo (ou desenhado) gera uma expectativa no consumidor. Tal expectativa, quando não suprida, gera o sentimento de arrependimento e/ou engano e consequentemente possível perda de consumidores.

Contratando uma empresa especializada em rotulagem você pode utilizar de todas as vantagens que uma rotulagem bem feita pode oferecer à sua empresa sem o perigo de ser autuado pelos órgãos regulatórios.


Importância das normas da ANVISA serem seguidas: INFRAÇÕES!!

É por essas e por muitas outras razões que as normas da ANVISA precisam ser devidamente seguidas, caso não sejam, podem sofrer infrações sanitárias. Estas, podem variar, havendo possibilidade de Recall, em que os produtos são retirados do mercado até completa correção de alegações, até a incidência de pesadas multas.


Cuidado: empresa pequena também é alvo de infrações.

A ideia de que apenas empresas grandes podem ser o alvo dessas multas é equivocada, afinal, quando você desenvolve certo alimento você espera que ele atinja muitas pessoas e que isso gere grande retorno. Então, começar com qualidade e preocupação com o consumidor é muito importante para o sucesso do produto.


Aliás, qual é o benefício em querer “enganar” o consumidor, sendo que, no fim, somos todos consumidores?



63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page